ptnlenfrdees
nDm 11 | 31.mar.2022

nDm 11 | 31.mar.2022


A 11ª edição da newDATAmagazine foi publicada a 31 de março de 2022. > LER A REVISTA

 

MENSAGEM DA DIRETORA

Equilíbrio, economia, sazonalidade e sustentabilidade: são as palavras-chave que marcam esta edição

O mundo inteiro enfrenta, entre outros, um problema sem precedentes - a grande ameaça climática. À medida que a humanidade se precipita insensatamente para o abismo, com o agravamento das condições ambientais e a crescente escassez dos recursos, ainda há quem, apesar de todas as fontes de informação disponíveis nas plataformas digitais e outros mass media, pouco planeie fazer para contrariar este (talvez já, fatal) destino.

Diz-se que, para a consciencialização da necessidade de mudança e para a aquisição de novos hábitos benignos e salutogénicos, é necessária uma exposição contínua ao problema a resolver. Torna-se lamentável a observação de que, enquanto sociedade, pouco aprendemos com as consequências das nossas ações e, sobretudo, a constatação de que não conseguimos dar resposta às lacunas do nosso sistema civilizacional. O desencadear das vicissitudes resultantes de uma má gestão do mundo enquanto o conhecemos levou-nos ao cenário atual: um planeta onde o caos se instalou sob a forma de fome, de paisagens cinzentas, de uma pandemia e até mesmo de uma guerra.

É urgente contra-atacar.

Vivemos, paradoxalmente, numa era marcada pelo acelerado avanço tecnológico, com enorme potencial para a configuração de respostas prontas a debelar uma significativa fatia dos obstáculos que enfrentamos na vivência comunitária, em rede, mas parece que a mecanização dos costumes e o encerramento dos indivíduos em si mesmos e no seu mundo virtual está a desumanizar a ligação do Homem à Terra, tornando-o num consumidor voraz, negligente dos recursos imprescindíveis para a sua sobrevivência. Um breve olhar sobre a alimentação das populações denuncia, de imediato, falhas nas condições que permitem o seguimento de um estilo de vida saudável, com refeições nutritivas e equilibradas acessíveis a todos, de forma sustentável nas várias vertentes. Urge harmonizar estes dois mundos, para preservar a integridade do planeta.

Para tal, devemos agir de acordo com os valiosos conhecimentos que temos vindo a adquirir ao longo destes tempos e, talvez, retornar aos hábitos mais antigos parte de uma vida frugal e desambiciosa. Começaremos por fazer face à escassez de recursos, adotando hábitos de consumo mais sustentáveis e renunciando aos costumes dos excessos; em segundo lugar, melhoraremos a economia apostando no consumo dos alimentos sazonais e respeitando os limites da Terra; por fim, manteremos escolhas equilibradas no que toca tanto à nossa alimentação como à pegada ecológica que estamos a deixar no nosso planeta.

E, assim, pode ser que nos consigamos aproximar do tão aguardado Admirável Mundo Novo.

 

Carlota Alves

LER ESTE ARTIGO NA REVISTA ONLINE

Diretor

Carlota Alves
Carlota Alves

Data Publicação

31 março 2022

Tags

Publicadas

logo rodape

Seja bem vindo(a) ao website da newDATAmagazine©!

Aqui concentramos toda a informação pertinente sobre a vida da nossa revista e damos visibilidade a todos os que connosco colaboram: Parceiros, Autores, Revisores, Anunciantes e Leitores.

Boas leituras!

Próxima Edição

newDATAmagazine® N.º21

Contacto

gestao @ newdatamagazine.com

(+351) 929.251.279

 (Chamada para rede móvel nacional)

  Projeto

  FAQ's

  Gestão e propriedade

  Produção

  Política de Privacidade