ptnlenfrdees
nDm 17 | 29.set.2022

nDm 17 | 29.set.2022


A 17.ª edição da newDATAmagazine® foi publicada no dia 29 de setembro de 2022.

 

MENSAGEM DA DIRETORA

É preciso pedalada!

Foi com muito entusiasmo que aceitei o convite da newDATAmagazine para dirigir a sua 17.ª edição e desafiar profissionais que admiro a falarem sobre Inovação e “Inovação a partir de dentro”, no âmbito da Q-Day Conference, organizada pela Quidgest com cobertura desta revista. Muito obrigada!

Fui também eu desafiada a escrever esta nota num tom mais pessoal. “Agora é que estragaram tudo!”, pensei. Mas se acredito que a Inovação é mais eficaz, integrada e até mesmo “sincera” quando parte “de dentro” (das organizações), então por que não sentar-me e escrever esta nota nessa perspetiva? Vamos lá.

Na semana passada, a Quidgest participou na iniciativa (que aproveito para felicitar) “Um dia a pedalar, porque não?” da Lisboa e-nova e, a quem já está há “dois anos a pedalar, porque sim!”, estes momentos diários casa-trabalho-casa têm trazido algumas lições aprendidas. Numa frase que lhe foi atribuída, Albert Einstein dizia: “A vida é como andar de bicicleta. Para manter o equilíbrio, é preciso manter o movimento.” – eu diria: movimento… e pedalada!

Lisboa das sete colinas ensina-nos que esta tal “vida” é mesmo assim: fornece-nos ciclovias fantásticas numas zonas (tudo flui, alinhamo-nos com naturalidade, as ideias surgem e são executáveis e executadas), atribuladas noutras (faltam recursos, escasseiam as oportunidades, …), com subidas duras e descidas que parecem facilitar… até querermos subir outra vez! Mas como sabemos que estamos em cima, se não tivermos estado em baixo?

Também já temos semáforos nas ciclovias. E quantas vezes estes nos aparecem na vida? Abranda. Pára. Arranca. Ops, abranda outra vez (já lançámos o teste, mas não está a ter o retorno que esperávamos). Pára para pensar (vamos rever tudo, tentar “sair da caixa”, analisar noutras perspetivas). E bem necessários que são estes momentos. Agora sim, vamos!

E os outros? Encontramos outros ciclistas na mesma ciclovia, partilhamos trajetos (ainda que parcialmente) e podemos ter destinos diferentes, mas a intenção é a mesma: chegar. Existirá aqui espaço para a entreajuda? Passamos por automobilistas, motards e peões que tentam fazer o seu caminho de outra forma, mas com a mesma intenção: chegar. Existirá espaço para a cooperação? Seria tão mais fácil e divertido. O mesmo com a inovação: entreajuda dentro das equipas, cooperação com a concorrência, evolução para todos!

“Faça chuva, faça sol”, o caminho tem de ser feito. É o contexto. Podemos ter de alterar os pneus, eventualmente mudar de transporte,… mas há que chegar lá!

Nesta equação, penso que só falta mencionar uma variável: nós próprios. E é com esta mensagem que termino: cuide, em primeiro lugar, do “ciclista” que há em si, e terá “pedalada” para tudo!

 

Joana Miguel Santos

LER ESTE ARTIGO NA REVISTA ONLINE

Diretor

Joana Miguel Santos
Joana Miguel Santos

Data Publicação

29 setembro 2022

Tags

Publicadas

logo rodape

Seja bem vindo(a) ao website da newDATAmagazine©!

Aqui concentramos toda a informação pertinente sobre a vida da nossa revista e damos visibilidade a todos os que connosco colaboram: Parceiros, Autores, Revisores, Anunciantes e Leitores.

Boas leituras!

Próxima Edição

newDATAmagazine® N.º21

Contacto

gestao @ newdatamagazine.com

(+351) 929.251.279

 (Chamada para rede móvel nacional)

  Projeto

  FAQ's

  Gestão e propriedade

  Produção

  Política de Privacidade