ptnlenfrdees
nDm 18 | 27.out.2022

nDm 18 | 27.out.2022


A 18.ª edição da newDATAmagazine® foi publicada no dia 27 de outubro de 2022.

 

MENSAGEM DO DIRETOR

Centrar nas Pessoas

Mais uma vez voltamos a centrar-nos nas pessoas. Sim, a Transformação Digital requer talento, competências técnicas, domínio de arquiteturas, de integração, gestão de projetos e de serviços. Mas sem a adesão das pessoas, por muito que se faça nestes domínios, vamos gerar novos problemas, não uma solução.

Esta preocupação está na ordem do dia. As organizações, face a mudanças radicais e duradouras nos seus contextos laborais, comerciais e processuais, sentiram a necessidade de mudar os seus sistemas, automatizando, incutindo-lhes mais inteligência, outros simplesmente abrindo ao mundo. Mas todos acordaram para essa realidade.

Agora, já com estes projetos em curso ou finalizados, sentem esta questão, que nunca deixou de ser central: e as pessoas?

No século XXI o mundo corresponde muito pouco àquela visão celestial por que tanto ansiámos. Pelo contrário, temos atravessado períodos difíceis, ainda sem fim à vista.

Há que analisar as preocupações, os anseios, a disponibilidade que as pessoas demonstram e corresponder da melhor forma, oferecendo mudanças que as apoiem, com que se sintam confortáveis – evitar o “quiet quitting”.

Não queremos apenas continuar a envolver as pessoas, queremos envolvê-las mais. A necessidade é tão premente que as novas gerações o exigem. Em tempos que se preveem difíceis, mais ainda. Quer-se felicidade nas organizações. Exige-se responsabilidade. Não trabalhamos apenas nas organizações, somos co-responsáveis pela sua atuação.

E isto não quer dizer tornar a organização, como já se tentou e falhou, um grupo de ideais rígidos. Como sabemos, ideais evoluem e não cabe às empresas determinar o que deve ou não ser o pensamento de cada um. As pessoas têm uma diversidade tal que se torna às organizações impossível satisfazer todas as ansiedades e preocupações de cada um.

O que temos, como sempre tivemos, é de abrir a organização, por forma a obter de todos um contributo, com equipas multidisciplinares, democratização da informação, design thinking, agile teams. Um conjunto de valores adaptáveis, partilháveis, mas vivos, em sintonia com a sociedade.

Humanizar de novo as organizações não implica abrandar o esforço que se está a fazer em IoT, Cloud, Big Data, AI, RPA, nem nenhum outro. Bem pelo contrário, significa experimentar mais, abrir à discussão, ouvir opiniões, divulgar, formar e informar os muitos grupos e tendências que coexistem.

À famosa frase “Thing Big, Start Small, Scale Fast”, acrescentaria ainda outra: “Listen Carefully, Include Everyone, Maximize Involvement”.

André Carreiro

LER ESTE ARTIGO NA REVISTA ONLINE

Diretor

André Carreiro
André Carreiro

Data Publicação

27 outubro 2022

Tags

Publicadas

logo rodape

Seja bem vindo(a) ao website da newDATAmagazine©!

Aqui concentramos toda a informação pertinente sobre a vida da nossa revista e damos visibilidade a todos os que connosco colaboram: Parceiros, Autores, Revisores, Anunciantes e Leitores.

Boas leituras!

Próxima Edição

newDATAmagazine® N.º21

Contacto

gestao @ newdatamagazine.com

(+351) 929.251.279

 (Chamada para rede móvel nacional)

  Projeto

  FAQ's

  Gestão e propriedade

  Produção

  Política de Privacidade