ptnlenfrdees
nDm 20 | 19.jan.2023

nDm 20 | 19.jan.2023


A 20.ª edição da newDATAmagazine® foi publicada no dia 19 de janeiro de 2023.

 

MENSAGEM DO DIRETOR

Tecnologia em 2023

2022 foi um ano cheio de inovação e novas tecnologias. Várias tendências marcaram o ano. Destaco, por exemplo, o crescimento do metaverso e das aplicações virtuais. Contudo, foi um ano bastante atribulado. O rescaldo da pandemia e a guerra na Ucrânia colocaram os mercados em pânico. Por um lado, os componentes eletrónicos esgotaram ou aumentaram absurdamente de preço e, por outro, as criptomoedas enfrentaram um dos piores invernos de que há memória.  Portanto, num cenário adverso, olhar para 2023 e para as principais tendências é um exercício quase de futurologia, mas vamos a isso:

Inteligência artificial e aprendizagem automática: a IA está a tornar-se cada vez mais presente em diversos setores, desde a automação de tarefas até ao reconhecimento de voz e imagem. A aprendizagem automática permite que os sistemas melhorem a sua precisão com o tempo, o que significa que a IA pode ser aplicada a uma variedade cada vez maior de tarefas. A IA também pode ser usada para analisar grandes quantidades de dados e daí tirar conclusões úteis, o que a torna numa ferramenta valiosa em diversos setores. Além disso, a IA também pode ser usada para criar experiências personalizadas para os utilizadores, como recomendações de produtos ou serviços baseados em interesses e comportamentos anteriores. Para 2023, a IA pode vir a ter um papel fundamental na área das tecnologias da informação e desenvolvimento de sistemas. No final do ano de 2022, um chat inteligente chamado chatGPT tornou-se muito popular. O chatGPT é um modelo de linguagem pré-treinado desenvolvido pela OpenAI. Ele é capaz de gerar texto humano de forma muito realista e pode ser usado para a criação de chatbots, assistentes virtuais e outras aplicações de linguagem natural. As suas potencialidades são quase ilimitadas e podem ser usadas para simplificar muitas tarefas que exigem a interação com o texto. Portanto, quer um assistente para escrever mails, relatórios ou até código? O chatGPT faz isso tudo com uma taxa de sucesso bastante grande. Este tipo de sistemas pode vir a substituir algumas profissões e até revolucionar o ensino em várias áreas. Concluindo, a IA e o chatGPT são, para mim, as tendências a ter mais atenção em 2023.

Internet das Coisas (IoT): a IoT permite que objetos do mundo real sejam conectados à internet e troquem dados. Isso pode ser usado para controlar e monitorizar dispositivos em tempo real, o que tem aplicações em diversos setores, como a segurança, a saúde e a eficiência energética. Por exemplo, a IoT pode ser usada para monitorizar o funcionamento de equipamentos industriais e alertar os técnicos quando há problemas, o que pode evitar paragens desnecessárias e economizar dinheiro. Além disso, a IoT também pode ser usada para criar cidades inteligentes, com sistemas de transporte eficientes e serviços públicos mais eficazes. Não há ciência de dados, aprendizagem automática, deep learning, etc., sem dados e a IoT assume-se como o maior paradigma tecnológico para recolha de dados e atuação autónoma. Ou seja, é uma tendência que vai certamente continuar a evoluir em 2023 num mercado que já ultrapassa os 300 biliões de dólares americanos.

Por fim, destaco a realidade virtual e as blockchains. Embora não sejam tecnologias recentes, acredito que em 2023 vão ter um lugar de destaque ainda maior. Com uma mudança de comportamentos e com o trabalho remoto e compras online a cresceram, a VR vai ter novos mercados. A VR permite que os utilizadores possam imergir em mundos virtuais e pode ser usada para criar experiências, como jogos e filmes, ou ser usada para criar aplicações mais práticas, como a visualização de produtos em lojas ou a superposição de informações sobre o mundo real.  

Com o aumento de ciberataques e com o maior investimento em plataformas seguras, as blockchains também vão continuar a crescer em popularidade. Blockchains são redes descentralizadas que permitem a troca segura de informação e ativos. Elas são amplamente utilizadas para a criação de moedas virtuais, como o Bitcoin, mas têm também aplicações em outros setores, como a gestão de ativos e supply chain. Este paradigma de gestão de supply chains com blockchains está a ganhar cada vez mais popularidade em áreas como o transporte de mercadorias, saúde e até agricultura.

Para terminar, uma menção honrosa para a área da robótica. A robótica está a tornar-se cada vez mais sofisticada e capaz de realizar tarefas complexas, com aplicações em vários setores, desde a fabricação até ao cuidado de pessoas idosas ou doentes. Como o avanço da IA, a robótica começa a ganhar impulsão para outras áreas que antes só estavam ao alcance da ficção científica. Imaginem o robotrobot da Boston Dynamics, com um chatGPT um pouco mais evoluído. Já imaginaram? Agora sugiro que procurem na lista telefónica (ainda existe?) pelo sobrenome “Connor”. Um feliz 2023 a todos! 

a sua experiência, dores e desejos. Não sei se para nos sossegarem ou inquietarem ainda mais.

Bruno Miguel Silva

LER ESTE ARTIGO NA REVISTA ONLINE

Diretor

Bruno Silva
Bruno Silva

Data Publicação

19 janeiro 2023

Tags

Publicadas

logo rodape

Seja bem vindo(a) ao website da newDATAmagazine©!

Aqui concentramos toda a informação pertinente sobre a vida da nossa revista e damos visibilidade a todos os que connosco colaboram: Parceiros, Autores, Revisores, Anunciantes e Leitores.

Boas leituras!

Próxima Edição

newDATAmagazine® N.º21

Contacto

gestao @ newdatamagazine.com

(+351) 929.251.279

 (Chamada para rede móvel nacional)

  Projeto

  FAQ's

  Gestão e propriedade

  Produção

  Política de Privacidade