ptnlenfrdees
newDATAmagazine - Internet of Things

Internet of Things

A Internet of Things (IoT) consiste numa rede de dispositivos físicos conectados à internet, capazes de reunir e transmitir dados.

“É a interconexão da cultura humana [as nossas 'coisas' físicas] com a interconexão do nosso sistema de informação digital ['a internet']" (Kevin Ashton).

A capacidade de conexão que todos estes objetos possuem por intermédio de sensores, dota-os de um nível de inteligência digital que permite que comuniquem dados em tempo real sem envolver nenhum ser humano.

Desde um brinquedo de criança ou um casaco, até complexos projetos de Smart Cities, praticamente todo o mundo físico pode ser transformado num dispositivo IoT se puder ser conectado à Internet para ser controlado ou comunicar informações.

Isto acontece graças aos sensores e inteligência que são adicionados aos objetos físicos.

De acordo com artigo publicado na Internet Society:

A Internet das Coisas (IoT) é um tópico emergente com significado técnico, social e económico. Produtos de consumo, bens duráveis, carros e camiões, componentes industriais e utilitários, sensores e outros objetos do dia-a-dia estão a ser integrados com conectividade com a internet e poderosos recursos analíticos de dados que prometem transformar o modo como trabalhamos, vivemos e nos divertimos. As projeções para o impacto da IoT na internet e na economia são impressionantes, antecipando-se até 100 biliões de dispositivos IoT conectados e um impacto económico global de mais de 11 triliões de dólares até 2025.

www.internetsociety.org/resources/doc/2015/iot-overview

Na visão da TechTarget, na sua secção Internet of Things Agenda:

A internet das coisas, ou IoT, é um sistema de dispositivos de computação inter-relacionados, máquinas mecânicas e digitais, objetos, animais ou pessoas a quem são atribuídos identificadores exclusivos (UIDs) e a capacidade de transferir dados através de uma rede sem a necessidade de interação humano-humano ou humano-computador. Uma “coisa” na internet das coisas pode ser uma pessoa com um implante de monitor cardíaco, um animal de quinta com um transponder de biochip, um automóvel com sensores embutidos para alertar o motorista quando a pressão dos pneus está baixa ou qualquer outro objeto natural ou artificial a que possa ser atribuído um endereço de protocolo da Internet (IP) e seja capaz de transferir dados numa rede.”

internetofthingsagenda.techtarget.com/definition/Internet-of-Things-IoT

 


Este conteúdo foi destacado na nossa secção VISUAL KNOWLEDGE publicada na newDATAmagazine N.º04

 

 visual knowledge 04 iot 02

 

 visual knowledge 04 iot 02

 

Veja este conteúdo na newDATAmagazine N.º04

 

logo rodape

Seja bem vindo(a) ao website da newDATAmagazine©!

Aqui concentramos toda a informação pertinente sobre a vida da nossa revista e damos visibilidade a todos os que connosco colaboram: Parceiros, Autores, Revisores, Anunciantes e Leitores.

Boas leituras!

Última Edição

newDATAmagazine® N.º21

Contacto

gestao @ newdatamagazine.com

(+351) 929.251.279

 (Chamada para rede móvel nacional)

  Projeto

  FAQ's

  Gestão e propriedade

  Produção

  Política de Privacidade