Cloud Computing (ou Computação em Nuvem) significa fazer o processamento de informação em software que está alojado em servidores de internet, usando por isso os seus recursos (memória e armazenamento).
Na prática, o software que processa os dados está instalado num computador que serve a internet. O utilizador acede a esse software online, insere os seus dados utilizando os recursos da máquina em causa e guarda o resultado do seu trabalho em ficheiros armazenados no mesmo servidor, ou noutro local da web.
O armazenamento de dados é feito em serviços web, que poderão ser acedidos de qualquer parte do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de nenhum tipo de programa ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.
O requisito mínimo para usar Cloud Computing é ter acesso a um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O computador é apenas uma máquina ligada à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, rato) e saída (monitor).
Atualmente, a computação em nuvem é dividida em seis tipos:
- IaaS - Infrastructure as a Service (Infraestrutura como Serviço) - quando se utiliza uma parte de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
- PaaS - Plataform as a Service (Plataforma como Serviço) - utilizando-se apenas uma plataforma como uma base de dados, um web-service, etc. (ex.: Windows Azure).
- DaaS - Development as a Service (Desenvolvimento como Serviço) - as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup (website personalizado ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo)
- SaaS - Software as a Service (Software como Serviço) - uso de um software em regime de utilização web (p.ex.:Google Docs , Microsoft SharePoint Online).
- CaaS - Communication as a Service (Comunicação como Serviço) - uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do fornecedor ou fabricante (ex.: Microsoft Lync).
- EaaS - Everything as a Service (Tudo como Serviço) - quando se utiliza tudo, infraestrutura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.
No nossa secção VISUAL KNOWLEDGE publicada na newDATAmagazine N.º02, destacamos 3 definições de Cloud Computing que passamos a partilhar:
"De modo simples, a computação em nuvem é a entrega de serviços de computação - incluindo servidores, armazenamento, bases de dados, rede, software, análise e inteligência - pela Internet (“a nuvem”) para oferecer inovação mais rápida, recursos flexíveis e economias de escala. Normalmente, paga-se apenas pelos serviços em nuvem utilizados, ajudando-o a reduzir os custos operacionais, administrar a sua infraestrutura de modo mais eficiente e a escalar conforme as suas necessidades de negócios mudam."
Definição de Microsoft Azure - Consulte o original
A computação em nuvem é a entrega de recursos de TI sob pedido através da Internet com definição de preço de pagamento conforme a utilização. Em vez de comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos, pode aceder a serviços tecnológicos, como capacidade computacional, armazenamento e bases de dados, conforme a necessidade, usando um fornecedor de nuvem.»
Definição de Amazon AWS - Consulte o original
“A computação em nuvem transforma a infraestrutura de TI num recurso disponível: permite que se conecte à infraestrutura através da Internet e use recursos de computação sem ter de os instalar e manter localmente.”
Definição de IBM - Consulte o original