ptnlenfrdees
newDATAmagazine - Editorial N.º01

Editorial N.º01

Apesar de opiniões muito distintas sobre o fenómeno em si, a realidade é que a dimensão catalisadora que esta catástrofe trouxe consigo foi suficiente para um banho coletivo e generalizado de realidade sobre a transformação e disrupção silenciosa que já se vivia há vários anos, em surdina, em contextos muito reservados. Hoje experienciamos muito mais uma “nova utilização de tecnologias já existentes” do que o “aparecimento de novas tecnologias”, apesar de muitos continuarem a pensar deste modo.

Qualquer inovação tecnológica arranca com o desenvolvimento de protótipos e aplicações contextualizadas, muitas vezes em ambientes controlados, deixando perceber alguma limitação. No entanto, à velocidade que a ciência avança, o período que decorre entre “a ideia” e “a aplicação” é cada vez mais curto.

É também um facto que tecnologias como a Inteligência Artificial, Realidade Virtual ou a Blockchain, apesar de existirem há bastantes anos, têm gerado mais resultados e encontrado mais novos campos de aplicação nos anos mais recentes do que desde o seu início, em alinhamento com a Lei de Moore. A velocidade tem sido estonteante!

No meio deste período de mudança rápida e histórica encontram-se os Dados. Nunca foi dada tanta atenção aos dados nem tão reconhecida a sua importância. Também nunca existiu tão elevada capacidade de processamento e computação como hoje em dia.

Em 2020, apenas num minuto, foram carregadas 500 horas de vídeo para o Youtube, 69.444 pessoas candidataram-se a empregos no LinkedIn e foram enviadas 41.666.677 mensagens no WhatsApp… apenas num minuto…(01) ; são apenas 3 estatísticas de muitas outras como exemplo dos dados gerados pelos 4,9 biliões de utilizadores de Internet(02) que existem hoje. A este ritmo estima-se que em 2025, sejam criados 463 exabytes de dados por dia em todo o mundo, o que equivale a 212.765.957 DVDs por dia!(03)

Com o Nº01 damos o primeiro passo para aquilo que será, no conjunto dos seus muitos passos, uma abordagem cheia de curiosidade, de crítica, de disrupção, sobre tudo o que se faz no nosso planeta que envolva DADOS.

Sejam bem-vindos ao Mundo dos dados.

Sejam bem-vindos à newDATAmagazine!

Horácio Lopes | Editor


(01) https://www.domo.com/learn/data-never-sleeps-8
(02) https://www.internetlivestats.com/
(03) https://www.weforum.org/agenda/2019/04/how-much-data-is-generated-each-day-cf4bddf29f/

logo rodape

Seja bem vindo(a) ao website da newDATAmagazine©!

Aqui concentramos toda a informação pertinente sobre a vida da nossa revista e damos visibilidade a todos os que connosco colaboram: Parceiros, Autores, Revisores, Anunciantes e Leitores.

Boas leituras!

Última Edição

newDATAmagazine® N.º21

Contacto

gestao @ newdatamagazine.com

(+351) 929.251.279

 (Chamada para rede móvel nacional)

  Projeto

  FAQ's

  Gestão e propriedade

  Produção

  Política de Privacidade