ptnlenfrdees
newDATAmagazine - A Preservação Digital da Informação

A Preservação Digital da Informação

Do ponto de vista técnico, os problemas surgem ao nível da obsolescência tecnológica (hardware, software, formatos, suportes de armazenamento, danos ou desgaste físico, corrupção de dados no suporte, a título de exemplo), os quais conduzem à ilegibilidade, impossibilidade de acesso e desaparecimento físico dos objetos digitais.

Como refere o autor, “enquanto os fabricantes de todas estas tecnologias competem, emergem, unem-se ou desaparecem, torna-se cada vez mais difícil a manutenção dos conteúdos digitais ao longo do tempo.

Neste ambiente tecnológico, como é que se faz para garantir as características de autenticidade, integridade, fidedignidade e usabilidade da informação digital?

É possível confiar na capacidade das instituições para gerir e preservar a informação digital?

É urgente sensibilizar para a necessidade de garantir a preservação da História e do património criado nesta nova Era, pelo risco inequívoco de podermos vir a perder a sua memória.

É urgente capacitar cidadãos, empresas e organismos públicos para as boas práticas em Preservação Digital.

É urgente formar profissionais especializados em preservação dos dados e da informação e integrá-los ativamente nas nossas empresas, transversalmente a todos os setores de atividade.

Não fazer nada ao nível da Preservação Digital da Informação, é deixar que a informação deixe de ser acessível e permitir a entrada na “Idade das Trevas Digital”.

 

logo rodape

Seja bem vindo(a) ao website da newDATAmagazine©!

Aqui concentramos toda a informação pertinente sobre a vida da nossa revista e damos visibilidade a todos os que connosco colaboram: Parceiros, Autores, Revisores, Anunciantes e Leitores.

Boas leituras!

Última Edição

newDATAmagazine® N.º21

Contacto

gestao @ newdatamagazine.com

(+351) 929.251.279

 (Chamada para rede móvel nacional)

  Projeto

  FAQ's

  Gestão e propriedade

  Produção

  Política de Privacidade