ptnlenfrdees
newDATAmagazine - Artivismo Digital

Artivismo Digital

Ao longo da segunda metade do século XX destacaram-se diversos movimentos e correntes de vanguarda nas artes que se expressavam através da crítica e do ativismo social e político.

O movimento Internacional Situacionista defendia a participação ativa do cidadão nos mais variados domínios da sociedade, relacionando a arte com a vivência e com a experiência quotidiana.

Também neste registo nasceu, mais tarde, o Grupo Fluxos e iniciam-se performances artísticas com vista ao questionamento das relações entre os indivíduos e os espaços. Os artistas começam a exprimir-se de forma crítica e criativa, chamando a atenção do público para problemas coletivos.

Estas performances são exponenciadas e chegam cada vez mais longe motivadas pelas inúmeras possibilidades que a tecnologia veio oferecer, através do acesso a múltiplas plataformas, recursos e processos digitais.
Entrámos assim na Era do Artivismo Digital, assente num diálogo coletivo e numa cultura participativa, de resistência e instigadora de resiliência. Surgem ecossistemas híbridos, comunidades virtuais e cibercultura que permitem atingir um grande alcance espácio-temporal da arte no geral, e do artivismo em particular.

Mas este alcance é-nos dado de um modo não controlado, ficando por realizar uma reflexão mais aprofundada dos reais impactos do Artivismo Digital na Sociedade e no indivíduo.

 

logo rodape

Seja bem vindo(a) ao website da newDATAmagazine©!

Aqui concentramos toda a informação pertinente sobre a vida da nossa revista e damos visibilidade a todos os que connosco colaboram: Parceiros, Autores, Revisores, Anunciantes e Leitores.

Boas leituras!

Última Edição

newDATAmagazine® N.º21

Contacto

gestao @ newdatamagazine.com

(+351) 929.251.279

 (Chamada para rede móvel nacional)

  Projeto

  FAQ's

  Gestão e propriedade

  Produção

  Política de Privacidade