ptnlenfrdees
newDATAmagazine - Data Scientist, uma profissão do presente ou do futuro em Portugal?

Data Scientist, uma profissão do presente ou do futuro em Portugal?

Formar cidadãos para a literacia dos dados tornou-se determinante, a par da procura de especialistas no tratamento desses dados. Um destes especialistas é o Data Scientist, ou seja, especialistas que encontram tendências e procuram soluções para os desafios dos negócios.

Embora em Portugal não existam muitos estudos estatísticos sobre a empregabilidade de Data Scientists nas diversas indústrias, é possível visualizar, numa pesquisa rápida no LinkedIn, que as ofertas surgem maioritariamente vindas do sector financeiro e tecnológico.

O que falta para que os restantes sectores industriais em Portugal apostem em Data Science é colmatar uma necessidade tecnológica premente relativa à (ciber)segurança, bem como relativamente à gestão e manutenção de bases de dados.

Por outro lado, alguns estudos indicam que o estudo e a análise dos dados acumulados nas bases de dados de uma empresa (Data Science) permite desenvolver inúmeros trabalhos e outputs.

Existe ainda um longo caminho para a maioria dos sectores industriais, mas ultrapassados aspetos tecnológicos e culturais, é expectável que aumentem significativamente as valências e os benefícios que as empresas podem retirar desta “nova” profissão.

 

logo rodape

Seja bem vindo(a) ao website da newDATAmagazine©!

Aqui concentramos toda a informação pertinente sobre a vida da nossa revista e damos visibilidade a todos os que connosco colaboram: Parceiros, Autores, Revisores, Anunciantes e Leitores.

Boas leituras!

Última Edição

newDATAmagazine® N.º21

Contacto

gestao @ newdatamagazine.com

(+351) 929.251.279

 (Chamada para rede móvel nacional)

  Projeto

  FAQ's

  Gestão e propriedade

  Produção

  Política de Privacidade