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ARTIVISMO digital
No final dos anos 50 do século XX a arte saiu desenvolvendo intervenções e práticas
dos espaços expositivos contidos das galerias artísticas assentes numa estética relacional –
de arte e museus e veio para a rua, ocupou uma performance determinantemente
espaços públicos e aliou-se a manifestações marcada pelas possibilidades que, na década
públicas que começavam a ganhar expressão, de 1990, a tecnologia veio oferecer, pelo
passando a ser denominada de Artivismo acesso a múltiplas plataformas, recursos e
(junção de Arte + Ativismo). processos digitais.
Nesta década destacaram-se as correntes Este desenvolvimento tecnológico facilitou
de vanguarda artística Dadaísmo, Futurismo, e exponenciou novos espaços de diálogo e
Surrealismo e o movimento Internacional manifestação, bem como novas estratégias e
Situacionista (IS), como movimentos de crítica abordagens emergentes de práticas artísticas
e expressões de ativismo social e político. Este (coletivas e individuais, colaborativas e
último (IS), caracterizado como um participativas), onde a arte e o ativismo se
movimento interventivo, defendia a fundiram.
participação ativa dos cidadãos nos mais
variados domínios da sociedade, tendo
sempre presente a relação da arte com a Entramos rapidamente na Era do
vivência e a experiência quotidianas.
Artivismo Digital que abre espaço à
Nas duas décadas seguintes surgiu o grupo promoção de críticas e mudanças
Fluxos e iniciam-se performances artísticas a
partir da arte concetual, com vista ao sociais, culturais e/ou políticas,
questionamento das relações entre os assente num diálogo coletivo e
indivíduos e os espaços, as interações que daí numa cultura participativa, de
resultavam e a contestação do próprio sistema resistência e instigadora de
e mercado artístico. Surgem novas resiliência.
metodologias, processos e dinâmicas
participativas que redefiniram tanto o papel do
público quanto do artista. O objeto artístico de Com o crescente desenvolvimento da
contemplação deixa de ter protagonismo, internet, o artivismo digital ganhou força e
sendo o foco da atenção dirigido ao ato e alcance. A relação entre o virtual e o digital, o
experiência como um processo criativo local e o global, permitiu explorar ainda mais
político-estético, contestatário e reacionário. conceitos relativos à desmaterialização, quer
Com caráter ativista de intervenção social, do objeto artístico, quer dos espaços
frequentemente em parceria com movimentos expositivos, estando hoje, a criação, a prática
sociais marcantes, os artistas expressavam- artística e a sua divulgação, disponíveis em
se de forma crítica e criativa, chamando a todos os dispositivos comunicacionais com
atenção do público para problemas coletivos e acesso à internet.
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