Page 17 - newDATAmagazine® | 20>01>2023
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newDATA FutureTECH(k)now!
MAGAZINE
COLUNA
Aprender a podemos afirmar que aprender a programar é
Programar o Futuro literalmente “brincadeira de crianças”. A
existência de estigmas com o ensino da
A antiga noção de que o computador programação em crianças, ou até em adultos,
pessoal é apenas o nosso portátil, ou aquela que apenas querem aprender a programar
torre em cima, ou por baixo, da nossa por curiosidade ou lazer, precisa de ser
desconstruída. Tal como nem todos
secretária está hoje completamente aprendem matemática para ser matemáticos,
ultrapassada pelos inúmeros dispositivos nem todos precisam de aprender
que transportamos diariamente nos nossos programação para ser programadores. A
bolsos, pulsos ou até na cara. Hoje, qualquer programação é uma competência (skill) vital
objeto tecnológico tem um computador. Nem em países desenvolvidos, pois capacita os
precisamos de referir o nosso smartphone ou seus cidadãos para serem melhores
smartwatch, mas, sim, o frigorífico, ou os utilizadores do mundo digital e, igualmente,
estores das janelas, ou o ar condicionado, ou transforma-os, em (potenciais) criadores.
o nosso carro. Todos têm computadores e, Com o desenvolvimento e inovação em
portanto, todos são programáveis. Neste mente, vários países começaram, por isso, a
contexto, a programação é a definição de um apostar na educação para a programação em
conjunto de instruções para um computador idades precoces. Países como Austrália,
executar. Tal e qual como definir a Finlândia, Itália, Inglaterra, Estónia, entre
temperatura do ar condicionado ou do micro- outros, incluíram o ensino da programação
ondas. Hoje, todos os objetos programáveis, nos planos curriculares de crianças entre os
com ou sem telecomando, têm dentro de si 5 e os 16 anos. De facto, a idade ideal
um computador que, através da compilação e estimada para uma criança aprender a
execução de instruções programáveis, os faz programar é mesmo entre os 5 e os 6 anos. A
ligar, desligar, mover, ter vida ou até morrer. A criança começa a debater-se com problemas
programação é, assim, a base de todos os lógicos, desafio que mais tarde a irá ajudar
objetos tecnológicos, físicos ou digitais, das em outras matérias, como, por exemplo, a
mais simples aplicações móveis aos mais matemática. Uma criança que aprende a
complexos autómatos, cheios inteligência programar, aprende essencialmente a
artificial. As suas ações são programadas resolver problemas e cresce com essa
através de algoritmos, que são nada mais competência!
que uma sequência de instruções que o Mas em que linguagens aprendem eles?
computador segue sempre que compila e Uma criança de 5 a 6 anos, que nem sabe ler
executa. ou escrever, como aprende a programar?
A transformação digital é inevitável e não Recorda-se que atrás referi que era uma
há barreiras que a travem. É toda uma “brincadeira de crianças”? Pois é mesmo. Os
economia em movimento, portanto, não é de mais novos, hoje em dia, podem iniciar-se na
admirar que no topo das melhores carreiras aprendizagem da programação através de
inúmeros softwares de programação visual
atuais e futuras estejam os programadores ou até jogos de computador. Destaco dois, o
de software. Não é descabido dizer que a Scratch (https://scratch.mit.edu) e o
programação é, hoje em dia, uma das mais Minecraft (https://code.org/minecraft). O
importantes competências e/ou profissões Scratch é uma linguagem de programação
nos países desenvolvidos e se, até à década visual, que não requer qualquer
de de 90, a aprendizagem de linguagens de conhecimento prévio de programação, que
programação era complexa e morosa, hoje permite criar jogos,
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