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FutureTECH(k)now! newDATA
MAGAZINE
COLUNA
animações e outros programas interativos. O mundos, a criança pode programar e
Scratch é recomendado para crianças entre construir as suas próprias aventuras,
os 8 e os 16 anos ou para qualquer adulto resolvendo problemas e construindo lógicas
que se queira iniciar. Aliás, há vários cursos próprias. O Scratch e o Minecraft são duas
de programação, em Ensino Superior, ferramentas muito boas para iniciação à
inclusive, que usam o Scratch como programação, mas há outras linguagens de
ferramenta de iniciação à algoritmia e programação, não visuais, que também são
programação. Esta linguagem consiste na recomendadas, tais como o Python, o
montagem de lógicas através de blocos. JavaScript e a sua biblioteca criativa p5.js
Após montar a lógica, arrastando blocos, o (https://p5js.org) e linguagens um pouco
aprendiz de programador só tem de executar mais avançadas, como C# e o Java e também
o programa pressionando um botão. podem ser aprendidas, mas requerem
conhecimento lógico prévio.
Em Portugal, o ensino da programação
ainda não está no currículo do 1.º ciclo,
embora existam programas piloto para a sua
inclusão. No 2.º ciclo, a iniciação à
programação é feita através de Scratch, mas
ainda de forma ténue. Para além da oferta
escolar, existem já várias escolas privadas e
outras iniciativas, comunidades como o
Exemplo de uma instrução através de blocos em Scratch. CoderDojo (https://coderdojo.com ), que se
dedicam ao ensino da programação a
O Minecraft é muito semelhante e também crianças e jovens. É sabido que, quando
tem uma linguagem de programação visual falamos da edução e desenvolvimento de
baseada em blocos e ações. Para quem não crianças e jovens, nos deparamos com
conhece, o Minecraft é um jogo popular no imensos problemas/questões – a falta de
mundo inteiro, que apaixona milhares de exercício físico, a exposição excessiva das
crianças à primeira vista. crianças aos ecrãs versus tempo ao ar livre, a
obesidade infantil, a existência, ainda, de
metodologias de ensino ultrapassadas,
alguns problemas de infraestruturas, etc. São
preocupações válidas, que merecem atenção
e cuidado, mas que não podem sobrepor-se à
educação digital. A aposta do ensino da
programação para os mais jovens é um
passo lógico e necessário para o
desenvolvimento do país e, sobretudo, para o
Exemplo de uma instrução através de blocos em Minecraft. desenvolvimento das competências das
nossas crianças, que, no final de contas, são
O facto de ser um jogo e de possibilitar a o futuro.
programação e criação de histórias e Bruno Miguel Silva
aventuras dentro do próprio sistema, é um
argumento muito atrativo que gera excitação Professor Universitário na
à volta da programação nos mais jovens, Universidade da Beira Interior
pois, de repente, para além de jogar nos seus Perfil | Profile
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