Page 16 - newDATAmagazine® | 20>01>2023
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FutureTECH(k)now!                                                                     newDATA

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             COLUNA



                                                                  As notícias sobre o vício dos videojogos são
         Os Media, os Vícios e                                 importantes, mas falham habitualmente na

                                                               informação. Estas mesmas notícias deviam
                os Jogos Digitais                              alertar, mas também informar que existem

                                                               limites saudáveis e que dentro desses as
            Em 1993, a Midway Games lançou um jogo             crianças podem ganhar bastante com os
         chamado Mortal Kombat. Após uma reação                videojogos.
         negativa nos media, o jogo foi censurado nos
         EUA, com os seus criadores a serem chamados              No contexto correto, o ato de jogar um jogo
         ao senado norte-americano. Curiosamente, no           digital passa a ser um privilégio, um prazer, um
         mesmo ano, a id Software lançou Doom, um dos          momento de aprendizagem até, ao invés de um
         jogos mais violentos de sempre mas, como              hábito que se pode transformar num vício.
         passou despercebido pelos media tradicionais,         Estes limites estão bem definidos e
         tornou-se num dos maiores êxitos de sempre e          atualizados, como, por exemplo, neste
         popularizou o género de jogos de tiros em             excelente artigo sobre crianças, adolescentes e
         primeira pessoa. Este é um exemplo clássico           os media digitais no web site da Academia
         do poder que os media têm na influência gerada         Americana de Pediatria.
         na opinião pública e também nos governos.                Através dos videojogos a criança  pode
            A realidade é que alguns media, ao longo dos       ganhar interesse por história e cultura,
         anos, pactuaram e alimentaram inúmeros                capacidades de resolução de problemas,
         estereótipos que tiveram impacto negativo na          capacidades de liderança e prazer de
         opinião pública sobre os jogos digitais. Entre        competição, capacidade criativa e fazer novos
         vários estereótipos e exageros, está a                amigos. Inclusivamente, alguns estudos
         problemática do vício.                                demonstram que jogos digitais desportivos
            Ciclicamente e repetidamente, um qualquer          encorajam as crianças a sair de casa e tentar
         meio de comunicação social lá lança a notícia         replicar os seus skills na rua!
         do costume, sobre os vícios dos videojogos nas           Os videojogos, as crianças e até os adultos
         crianças, e lá vem todo um chorrilho de               podem ter uma relação harmoniosa e
         diabolização dos jogos digitais em si.                duradoura! Eu tenho 39 anos e ainda hoje sou

            Sejamos honestos, a Organização Mundial            “viciado” em divertir-me com os videojogos.
         de Saúde (OMS) considerou os “distúrbios com             Tive muita sorte em crescer neste mundo, de
         videojogos” uma doença mental e é certo que a         forma responsável, graças às regras que os
         exposição prolongada aos jogos digitais nas
         crianças é prejudicial para o seu                     meus pais me incutiam. Deixavam-me jogar
                                                               aos fins de semana e, às vezes, um pouco
         desenvolvimento.                                      durante a semana, caso me portasse bem na
            Contudo, a exposição prolongada a todos os         escola. Tento fazer o mesmo com os meus
         outros meios digitais (TV, smartphones, etc..)        filhos, sempre de forma responsável e
         também o é! O vício em videojogos nas                 informada, e esse tem de ser o caminho, estar
         crianças é real e bem perigoso, mas há todo um        informado e não alarmado.
         caminho até que uma ação rotineira se
         transforme num vício e se num adulto o                                  Bruno Miguel Silva
         processo é mais autónomo, numa criança o
         processo é permissivo. Alguém (pai, mãe, avós,                          Professor Universitário na
         etc.) permitiu que a criança ganhasse um                                Universidade da Beira Interior
         hábito repetitivo, degenerativo e compulsivo.                               Perfil | Profile


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